Results for 'Symon Pereira de Morais'

991 found
Order:
  1.  14
    Do Nada Ao Vazio: Um Imprescindível Diálogo Sobre o Niilismo Entre Heidegger e a Filosofia Oriental.Eder Soares Santos & Symon Pereira de Morais - 2023 - Revista Dialectus 30 (30):39-59.
    Trata-se de apontar neste artigo que em Heidegger há dois caminhos diferentes para se investigar a questão do niilismo, que não são necessariamente excludentes, mas que por se localizarem em pontos diferentes em relação à sua virada (Kehre) de pensamento, acaba sempre gerando o questionamento de se estamos frente ao mesmo projeto ou não. Procuraremos demarcar a discussão e mostrar que seja tomada como uma empreitada de longo prazo ou não, o niilismo enquanto relacionado ao nada, na visão dos filósofos (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  22
    Pressupostos para o não-saber: do niilismo ao desfazimento do eu e a vacuidade em Nishitani.Eder Soares Santos & Symon Pereira de Morais - 2019 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 10 (2):49-62.
    Pretende-se mostrar, a partir do pensamento de Keiji Nishitani, os pressupostos para a discussão sobre o “vazio-saber” e que passa pela questão do niilismo e da vacuidade em sua filosofia. O problema do niilismo em Nishitani, diferente da perspectiva adotada pelos filósofos ocidentais, não está ligada à ideia de que o Eu frente ao Nada perde seus fundamentos e sua existência, deixando de ter sentido. Pelo contrário, é no encontro com o Nada que o homem pode descobrir e entrar em (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. Disciplina e castigo escolar: a sala de aula ea dor do processo civilizador.Maria José de Morais Pereira - 2003 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 5 (2):p - 109.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. Bayesian Test of Significance for Conditional Independence: The Multinomial Model.Julio Michael Stern, Pablo de Morais Andrade & Carlos Alberto de Braganca Pereira - 2014 - Entropy 16:1376-1395.
    Conditional independence tests have received special attention lately in machine learning and computational intelligence related literature as an important indicator of the relationship among the variables used by their models. In the field of probabilistic graphical models, which includes Bayesian network models, conditional independence tests are especially important for the task of learning the probabilistic graphical model structure from data. In this paper, we propose the full Bayesian significance test for tests of conditional independence for discrete datasets. The full Bayesian (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  5.  15
    Shorebirds’ Longer Migratory Distances Are Associated With Larger ADCYAP1 Microsatellites and Greater Morphological Complexity of Hippocampal Astrocytes.Diego de Almeida Miranda, Juliana Araripe, Nara G. de Morais Magalhães, Lucas Silva de Siqueira, Cintya Castro de Abreu, Patrick Douglas Corrêa Pereira, Ediely Pereira Henrique, Pedro Arthur Campos da Silva Chira, Mauro A. D. de Melo, Péricles Sena do Rêgo, Daniel Guerreiro Diniz, David Francis Sherry, Cristovam W. P. Diniz & Cristovam Guerreiro-Diniz - 2022 - Frontiers in Psychology 12.
    For the epic journey of autumn migration, long-distance migratory birds use innate and learned information and follow strict schedules imposed by genetic and epigenetic mechanisms, the details of which remain largely unknown. In addition, bird migration requires integrated action of different multisensory systems for learning and memory, and the hippocampus appears to be the integration center for this task. In previous studies we found that contrasting long-distance migratory flights differentially affected the morphological complexity of two types of hippocampus astrocytes. Recently, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  27
    A colecçao de vasos gregos do Museu de História Natural da Faculdade de Ciencias da Universidade de Porto.Maria Helena da Rocha Pereira & Rui Morais - 2007 - Humanitas 59:3-28.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  5
    Crónica.J. D., José Fernando Pereira Borges, Mário Gracia, Carlos Bizarro Morais & Etelvina Pires Lopes Nunes - 1995 - Revista Portuguesa de Filosofia 51 (3/4):719 - 732.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. Instrução e Corrupção Moral pela Literatura: engajamento emocional e o valor epistémico da arte narrativa.Mariana Almeida Pereira - 2022 - Revista Filosófica de Coimbra 31 (61):59-74.
    Pretende-se auscultar a possibilidade de instrução moral pela literatura. Defender-se-á que a arte narrativa é capaz de instruir moralmente pois 1) proporciona um tipo de conhecimento não-proposicional que permite o acesso a novas perspetivas, e 2) é capaz de cultivar e refinar os valores e as práticas morais dos leitores, através do engajamento emocional. Tentar-se-á mostrar que o poder inverso — o poder de corromper moralmente — não se verifica (ou não se verifica tão facilmente): apelar-se-á à resistência imaginativa (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  2
    Integridady dualidad moral: Lo personal y lo político en la identificatión ciudadana con la comunidad política.Gustavo Pereira - 2004 - Revista Portuguesa de Filosofia 60 (1):177 - 195.
    Como consequência dos processos de modernização das sociedades contemporâneas, a imparcialidade, como uma das chaves do tratamento igualitário, converteu-se em elemento constitutivo de toda a teoria moral. A imparcialidade é lograda através de processos de abstracção e de formalização que geram a desvinculação dos sujeitos do seu ethos. Esta desvinculação é a que funda a dualidade de perspectivas pública e privada, com o primado da segunda sobre a primeira sempre que se apresentam situações de conflito. Perante este problema, que o (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10. A obra dispersa e pouco conhecida di Inácio de Morais.Aires Pereira do Couto - 1998 - Humanitas 50:785-818.
  11.  18
    A peste em Atenas: lições para os tempos de pandemia de Covid-19.José Lourenço Pereira da Silva - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11:e40.
    O artigo apresenta e discute a descrição e a análise que Tucídides realiza da peste ocorrida em Atenas no início da guerra do Peloponeso. O objetivo é buscar lições para os tempos de pandemia de Covid-19 no exame feito pelo historiador dos impactos morais e sociais das crises.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  14
    A compreensão do ethos diante de normas morais e religiosas.João Nogueira Pereira - 2005 - Horizonte 3 (6):33-46.
    O enfoque principal deste artigo é a relação da ética com a vivência e a prática religiosas. A presença de uma ética não se restringe ao vasto campo da tradição semítica ou religiões proféticas, mas se entende também às raízes da religiosidade mística e sapiencial. O texto tem como um dos principais objetivos aprofundar a compreensão dessa relação, seja nos códigos e normas das diversas religiões, como também na prática religiosa das comunidades. A ética ocupa um lugar fundamental como ciência (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  37
    Voluntarismo E cognitivismo: A crítica de Michael Sandel ao contratualismo de Rawls.Rafael Rodrigues Pereira - 2017 - Kriterion: Journal of Philosophy 58 (136):185-202.
    RESUMO O objetivo deste artigo é o de ilustrar a oposição dos comunitaristas ao contratualismo, a partir da análise de um caso específico: a crítica de Michael Sandel ao voluntarismo contido na teoria de Rawls. Sandel chama de "voluntarismo" a tese pela qual princípios políticos e morais se legitimam a partir de um exercício da vontade individual, sob a forma da "escolha" ou do "consentimento". Esta tese, como procuraremos argumentar, está na base do contratualismo moderno, embora somente em Rawls (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  14
    O problema da fundamentação da moral e a ética feminista.Viviane Magalhães Pereira - 2020 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 65 (1):e36862.
    Este artigo tem como tema o problema filosófico da fundamentação da moral com o objetivo de apresentar o sentido e a validade de uma ética feminista. Parte-se da hipótese de que uma ética feminista se distinguiria das éticas antigas e apresentaria uma alternativa adequada ao problema da fundamentação da moral, bem como dos conflitos morais atuais, em especial, pelo tipo de solução que propõe, a qual segue uma lógica construída mediante uma práxis humana determinada. Em outros termos, o objetivo (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  17
    Eugenia e suas implicações: Peter Singer em defesa do princípio de igualdade. Considerações a partir da análise do filme Gattaca.Luis Ferreira Macedo dos Santos & Rutiele Pereira da Silva Saraiva - 2012 - Cadernos Do Pet Filosofia 2 (4):114-122.
    A partir da temática abordada no filme Gattaca - a experiência genética, que trata de uma sociedade adepta da eugenia; mostraremos quais são as implicações morais que essa prática pode ocasionar em uma sociedade, bem como as diversas discriminações. Em contra-argumento a essa prática, abordaremos a teoria de Peter Singer em prol do princípio da igual consideração de interesses, demonstrando que dessa maneira teríamos sociedades menos discriminatórias. Enfim, queremos mostrar que caso não nos alertemos para as questões abordadas por (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16. A crítica de Alasdair Macintyre à concepção de linguagem Das tradições filosóficas analítica E continental.Luis Fernando Ferreira Macedo dos Santos & Rutiele Pereira da Silva Saraiva - 2011 - Cadernos Do Pet Filosofia 2 (4):03-10.
    A partir da temática abordada no filme Gattaca - a experiência genética , que trata de uma sociedade adepta da eugenia; mostraremos quais são as implicações morais que essa prática pode ocasionar em uma sociedade, bem como as diversas discriminações. Em contra-argumento a essa prática, abordaremos a teoria de Peter Singer em prol do princípio da igual consideração de interesses, demonstrando que dessa maneira teríamos sociedades menos discriminatórias. Enfim, queremos mostrar que caso não nos alertemos para as questões abordadas (...)
    Direct download (9 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  11
    Do constitucionalismo do comum às lutas cosmotécnicas: constituição do comum e lutas cosmotécnicas.José Luis Bolzán de Morais & Fernando Hoffmam - 2024 - Araucaria 26 (55).
    The purpose of this article is to understand the transition from a constitutionalism of the common – already proposed previously – to the field of cosmotechnical struggles, in the sense that it would no longer be possible to think and constitute a cosmopolitical project except from them. To this end, what is proposed, based on the limits and crises of State and the constitutionalism that accompanies it, seek the construction of cosmopolitical projects through the resizing of constitutionalism, proposing this in (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  87
    Para além de Vigiar e Punir: o controle social do corpo e a recodificação da memória popular em filmes de horror.Alex Pereira de Araújo & Nilton Milanez - 2015 - Unidad Sociológica 4 (2):56-64.
    Este estudio se ocupa del control social del cuerpo y de la reconfiguración de la memoria popular en películas de horror a través de la perspectiva genealógica de Foucault, presentada en su libro Vigilar y Castigar, publicado hace 40 años. Por lo tanto, tomaremos, À l’interieur e Frontière (s), dos producciones de horror cinematográfico hechas por directores franceses, ambos publicados en 2007. La hipótesis principal es que las películas de terror se muestran como una nueva forma de vigilancia y control (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   7 citations  
  19. The nature of the philosopher.Emilia Maria Mendonca de Morais - 2010 - Kriterion: Journal of Philosophy 51 (122):473-488.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  10
    A necessidade E o necessário na ética I.Matheus Romero de Morais - 2019 - Cadernos Espinosanos 41:297-320.
    O presente texto tem por intuito analisar e compreender o sentido da noção de necessidade elaborada por Espinosa ao longo da _Ética I_, pois ainda que não seja explicitamente definida em momento algum, ela permeia todo o percurso argumentativo do _De Deo_ e, portanto, sua compreensão é essencial para o bom entendimento não apenas da primeira parte, mas da _Ética_ como um todo. Para tanto, buscamos demonstrar através da distinção entre Natureza naturante e Natureza naturada a univocidade de sentido do (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  9
    The Spectacle of Guns and Hope.Rafael Marques de Morais - 2019 - Kronos 45 (1).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  13
    Investigação Política: Uma Questão de Método.Matheus Romero de Morais - 2023 - Cadernos Espinosanos 48:299-324.
    O presente artigo visa discutir a função introdutória do capítulo I do _Tratado Político _de Espinosa. Para tanto, ressaltaremos alguns aspectos fundamentais presentes no movimento argumentativo do texto, como a centralidade dos afetos para o raciocínio político e a necessidade de um método investigativo que articule experiência e razão.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  13
    O que significa infinitude formal? Uma consideração das virtuosidades da concepção de música em Schopenhauer.Roberto De Almeida Pereira de Barros - 2015 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 6 (2):16.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  39
    Understanding How Climate Change Impacts Food Security and Human Development in the Fragile States.Ane Cristina Figueiredo Pereira de Faria - 2018 - Journal for Peace and Justice Studies 28 (1):3-39.
    Human security is being threatened as a consequence of climate change. However, the human security paradigm still needs to be addressed as a cause and effect of environmental degradation. Therefore, this article aims to comprehend the impacts of climate change in fragile states regarding food security and human development. The article is a comparative case study of the five most vulnerable countries in Africa: Somalia, South Sudan, Central African Republic, Sudan, and Congo (Dem. Republic). This research contends that climate change (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  22
    Fisiopsicologia e naturalização do conhecimento em Nietzsche.Roberto de Almeida Pereira de Barros - 2015 - Cadernos Nietzsche 36 (1):279-304.
    Resumo:A reflexão de Nietzsche acerca do conhecimento é inseparável do contexto positivista das universidades alemães na segunda metade do século XIX. Deste modo, Nietzsche assimila uma forte tendência naturalista, que lhe fornece argumentos contra a interpretação metafísico-racionalista do conhecimento. O presente artigo visa a analisar aspectos do desdobramento desses pressupostos no que diz respeito à consideração do conhecimento efetuada por ele, que o afastam tanto do idealismo como do reducionismo naturalista.:Nietzsche's reflection about knowledge is inseparable from the positivist context of (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26. A Filosofia entre o Lógos e o Míthos: Lições que recebemos de Platão.Emilia Maria Mendonça de Morais - 1997 - Princípios 4 (5):115-135.
    Com o objetivo de ressaltar a importancia da fabulaç áo , como meio de expressáo do exercicio filosofico, em Plat áo , reconstituem-se inicialmente, neste artigo, os principais passos do Teeteto, cujo final aporético decorreria da n áo exploraç áo pelos interlocutores das hipoteses da Reminiscencia e das Ideias, as quais n áo se restringem ao logos mais estrito nem se dissociam do relato mitico. Em seguida, evidencia-se que, sobretudo a partir dos dialogos da maturidade, a recriaç áo poetica da (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27. Anarquia e subjetividade no pensamento de Emmanuel Levinas.Ubiratane de Morais Rodrigues - 2012 - Princípios: Revista de Filosofia (Ufrn) 18 (30):163-179.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28. A língua pela educação da sociedade.Carolina de Morais & Neires Maria Soldatelli Paviani - 2008 - Conjectura: Filosofia E Educação 13 (1):135-149.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  11
    Mística e evangelização.Marco Antônio de Morais Lima - 2007 - Horizonte 5 (10):188-196.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30. A ordem do discurso de Michel Foucault: 50 anos de uma obra que revelou o jogo da rarefação dos sujeitos e a microfísica dos discursos (19th edition).Alex Pereira de Araújo - 2020 - Unidad Sociológica 5:14-23.
    Este ensaio celebra as cinco décadas da publicação do livro A ordem do discurso de Michel Foucault, realizando uma reflexão acerca de sua repercussão entre as ciências sociais e sobre seus usos, principalmente, no campo da linguagem na parte relacionada à análise do discurso de linha francesa. Portanto, trata-se de uma retrospectiva crítica cuja análise começa com a entrevista que Foucault concedeu algumas semanas antes de proferir esta aula aos brasileiros Sergio Paulo Rouanet e José Guilherme Merquior. Em seguida, o (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   5 citations  
  31.  14
    Problemas com o nominalismo de classe.Valdetonio Pereira de Alencar - 2016 - Griot : Revista de Filosofia 13 (1):373-390.
    Neste artigo, analiso o Nominalismo de Classe como uma solução para o problema dos universais. Inicialmente, apresento a forma como entendo o problema dos universais. Em um segundo momento, caracterizo de maneira geral o Nominalismo de Classe. Neste ponto, indico as características gerais dessa posição. Posteriormente, analiso as posições de Quinton e Lewis. Além de apresentar as suas posições, mostro como eles tentam se livrar de algumas críticas clássicas. Defendo que esses autores não são bem sucedidos e que, portanto, a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  78
    O Candomblé e a desconstrução da noção de sincretismo religioso Entre utopias do corpo e heterotopias dos espaços na Diáspora Negra.Alex Pereira De Araújo - 2021 - Abatirá - Revista de Ciências Humanas e Linguagens 2 (4):357–388.
    Este trabalho reflete sobre o modo como nossos ancestrais negros resistiram à necropolítica colonial mobilizando saberes para recriar no Brasil outros espaços religiosos sob o nome de terreiros de candomblé. Mas o objetivo principal da discussão é tratar sobre as noções de sincretismo religioso, desconstruindo-a teoricamente conforme a decolonialidade aplica tal conceito derridiano. O termo necropolítica é usado aqui conforme Achille Mbembe o emprega. Como uma forma de contribuir com o debate em voga e, ao mesmo tempo, fazer o diagnóstico (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   4 citations  
  33.  99
    Religious Evolution and Creation: the Afro-Brazilian Cults.Jeanne Ferguson & Maria Isaura Pereira de Queiroz - 1981 - Diogenes 29 (115):1-21.
    Since the end of the 19th century, Brazilian researchers have speculated about the phenomenon of ethnic coexistence they have witnessed in their country. How may the mixed culture that is its obvious result be explained? Should it be attributed to some sociocultural syncretism, to an interpenetration of civilizations or, quite simply, to a synthesis? Whatever the case, it is certain that cultural elements of very different origins became united in Brazil and that they have remained closely associated there in spite (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  83
    Exu: the language as a crossroad in Black diasporic culture(s).Alex Pereira De Araújo - 2021 - Academia Letters 3098:01-06.
    A cosmological principle, because it was the first to be created, Exu presents itself as the creative protomatter, whose expansive and unfinished character makes possible the appearanceof all other creations. He is the animating principle of existence and in everything there isExu. The crossroads is its space-time and this fact would explain why “black culture is acrossroads culture”. But, incarnated in Afro-diasporic practices in the Atlantic bands, Exunot only vigorously maintains his multifaceted power, showing that colonial redemption didnot obtain the (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   5 citations  
  35.  19
    Perspectivismo e interpretação na filosofia nietzschiana.Roberto de Almeida Pereira de Barros - 2018 - Cadernos Nietzsche 39 (1):54-92.
    Although the few references to the term, Nietzsche's notion of perspectivism is an important assumption of his philosophical reflection. It is a notion, as it will be tried to demonstrate, significant for the understanding of many theoretical positions of the author concerning science and knowledge and decisively for the interpretation of both notions as interpretative perspectives The following argument aims to analyze the influences and assumptions of this notion, highlighting its Kantian (Neokantian), Schopenhaurian background, but also considering influences outside of (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  36.  5
    H. H. Price, Paradigmas e o problema dos universais.Valdetonio Pereira de Alencar - 2018 - Pensando - Revista de Filosofia 8 (16):325.
    Neste artigo, realiza-se uma análise do Nominalismo de Semelhança tal como formulado por Price. Inicialmente, apresento a posição de Price e suas críticas ao Realismo a respeito dos universais. Segundo ele, o Realismo não fornece uma correta explanação da semelhança inexata entre diferentes particulares. A fim de estabelecer a sua posição nominalista, ele se dedica a refutar duas objeções clássicas: o argumento do aspecto e o argumento do regresso. Posteriormente, analiso as principais críticas contra o Nominalismo de Price: o caráter (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  8
    Obras filosóficas.Luís Pereira Barreto & Roque Spencer Maciel de Barros - 1967 - São Paulo: Editorial Grijalbo. Edited by Roque Spencer Maciel de Barros.
  38.  14
    Dialética da medicina como politica E da política como medicina: Sintonias bioéticas em passagens de fanon.Ivo Pereira de Queiroz, Anor Sganzerla & Cassandra Medeiros Siqueira - 2018 - Odeere 3 (6):269.
    Após a conclusão do curso de medicina psiquiátrica em Lyon, em 1951, Fanon foi acolhido no hospital Saint Alban, para um aprofundamento dos estudos psiquiátricos, tendo ali, trabalhado e pesquisado sob a supervisão do psiquiatra espanhol Francesc Tosquelles, onde praticou os fundamentos da psicoterapia institucional, desenvolvida por Tosquelles e seus colaboradores naquele hospital. Mais tarde, na Argélia, Fanon atuou no hospital de Blida-Joinvile e, posteriormente, na Tunísia, introduzindo reformas, à luz da psicoterapia institucional. A concepção de ser humano que cultivava (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  11
    The art of endlessly taking another view.Mário Jorge Pereira de Almeida Carvalho - 2020 - Revista Filosófica de Coimbra 29 (58):431-482.
    This paper deals with Fichte’s The Characteristics of the Present Age, and in particular with his discussion of the “empty form of knowledge” he claims stands at the centre of the third – i.e. the present – age. Fichte speaks of a fundamental principle that forms the ‘common denominator’ between the third and fourth main epochs. This fundamental principle – the “maxim of comprehensibility” – makes knowledge and comprehension the measure of all that “counts as being valid and as really (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  40. Human rights: religious freedom and the anti-racist fight in the Latin American Black Diaspora.Alex Pereira De Araújo - 2023 - Sanwad Tradeprints, Pune, India: Bhishma Prakashan. Edited by Yashwant Pathak & A. Adityanjee.
    This chapter is devoted to the discussion of religious freedom and the anti-racist fight in the Black Diaspora in Latin America, considering the historical processes that involve such discussion, including legal apparatus such as Human Rights and local legislation. Therefore, as a starting point, we take the historical conditions of the emergence of Candomblé in Brazil, that are linked to the trafficking of enslaved African peoples and their resistance to keep alive in their memories, their religious beliefs and their worldviews. (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  41.  2
    Racionalidade.Sofia Gabriela Assis de Morais Miguens - 2004 - Campo das Letras.
    A questão da racionalidade, da avaliação do pensamento, é uma questão antiga e um terreno tradicional da filosofia - é difícil, ou mesmo impossível, nomear um filósofo que não tenha pensado sobre os princípios que guiam a forma como pensamos e agimos. O que é novo é a forma como essa avaliação pode e deve ser feita considerando dados da ciência cognitiva. O que se procura, de qualquer forma, com uma teoria da racionalidade é - (i) uma descrição ou caracterização (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  73
    A língua-linguagem como encruzilhada: desafios e implicações tradutórias de um conceito decolonial em elaboração.Alex Pereira De Araújo - 2022 - Revista Virtual Lingu@ Nostr@ 8 (2):76-99.
    Este trabalho trata do conceito Exu Diaspórico, o qual foi forjado para lidar com as pesquisas empíricas situadas dentro do quadro teórico da vaga decolonial. Sua concepção está ligada às tradições iorubanas diaspóricas nessa parte do Atlântico Sul onde emergiram outros sistemas resultantes, quer seja de fragmentos e vestígios de narrativas em gestos de memória e resistência, quer seja da tradução realizada pelo outro, muitas vezes, por meio de um processo de carnavalização cultural, que, por sua vez, se deu pela (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  43.  53
    O discurso fílmico de horror francês e a questão do "quem somos nós hoje”: um lugar para memória do corpo.Alex Pereira De Araújo - 2012 - Anais Do Vii Seminário de Pesquisa Em Estudos Linguísticos (Issn: 2317-0549) 7 (1):259-268.
    Este artigo busca adentrar pelas questões relacionadas à biopolítica do corpo, sobretudo, daquelas ligadas à estatização do biológico e do racismo do Estado, que aparecem nos trabalhos de Michel Foucault e que aqui evocamos para analisar o corpo enquanto objeto discursivo analisável dessa biopolítica em duas produções francesas de horror, - Frontière(s) e em À l’interieur – que exibem imagens dos tumultos de Outubro de 2005, acontecimento marcado pelos protestos contra a política de perseguição aos sans-papiers que vitimou três jovens (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   5 citations  
  44.  15
    Le Mouvement des Sans Terre au Brésil à la croisée des chemins.Lucio Pereira Mello & Priscilla De Roo - 2023 - Multitudes 92 (3):122-128.
    Le MST a connu de grands succès dans les années 1980 – 450 000 familles dans assentamentos (propriétaires) ou acampamentos (occupants) – et a servi d’exemple à de nombreuses mobilisations et occupations de terres dans le monde. Pendant l’ère Bolsonaro, le mouvement a connu diverses adaptations. Il a adopté le récit de l’entrepreneur agricole, influencé en cela par les évangélistes – de la « théologie de la libération » communautaire à la théologie individualiste de la réussite. Il a, par obligation (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  69
    CANDOMBLÉ E DIREITOS HUMANOS NA LINHA DE FRENTE DAS LUTAS DO OBÁ DE XANGÔ DA BAHIA: UM CAPÍTULO NOS 100 ANOS DO PARTIDO COMUNISTA BRASILEIRO.Alex Pereira De Araújo - 2022 - Cachoeira, Brasil: Portuário Atelier Editorial. Edited by Gildeci Oliveira Leite, Filismina Fernandes Saraiva & Thiago Martins Caldas Prado.
    A militância política de Jorge Amado no Partido Comunista é um capítulo à parte na história do comunismo no Brasil, que completou 100 anos no dia 25 de março. Ela também é algo marcante em sua obra, a ponto da crítica literária brasileira, de tradição uspiana, considerá-la uma forma de panfleto partidário da nossa esquerda. Nesta exposição, pretende-se realizar uma breve discussão acerca de suas lutas políticas, das quais se destacam as questões religiosa e racial, que levaram Jorge Amado a (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  46.  62
    Utopias e heterotopias no interior e nas fronteiras do discurso-corpo no cinema francês de horror contemporâneo.Alex Pereira De Araújo - 2014 - Vitória da Conquista: Labedisco UESB. Edited by Nilton Milanez, Marisa Martins Gama-Khalil & Analyz Pessoa-Braz.
    Neste capítulo, vamos tratar do discurso-corpo demarcado pelas utopias em justaposição com as heterotopias em duas produções cinematográficas do horror francês contemporâneo. Dessa forma, o corpo que operamos é feito de discurso, ou seja, todo seu tecido, seus órgãos, seus sistemas, seus ossos são discursos sobrepostos pelo visível e pelo dizível, da mesma forma, como demonstrou Foucault na obra O Nascimento da Clínica em 1963.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   5 citations  
  47.  90
    Para ler A ordem do discurso de Michel Foucault.Alex Pereira de Araújo - 2017 - Academia.Edu.
    Este roteiro de leitura, que ora apresentamos, tem como objetivo principal tornar mais acessível, ou melhor, mais inteligível A ordem do discurso de Michel Foucault para aqueles que se arriscam a entrar nesta ordem por meio de sua análise do discurso redimensionada nesta sua aula inaugural. É um roteiro simples que procurou atender minimamente aos leitores iniciantes deste texto que se tornou um clássico no campo das Humanidades e das ciências empíricas como o Direito e a própria Medicina, campos que (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  48.  9
    Etica e institucionalização da profissão médica, 1927/1957: repertório de fontes documentais para uma história da criação dos conselhos de medicina.Pereira Neto & André de Faria (eds.) - 1997 - Rio de Janeiro: Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  60
    O lugar da memória e da História na arqueogenealogia foucaultiana.Alex Pereira De Araújo & Nilton Milanez - 2018 - Salvador, Brasil: Eduneb (Editora da Uneb). Edited by Elton Quadros.
    Este estudo tem como objetivo principal discutir qual o lugar da memória nas pesquisas históricas empreendidas pelo filósofo francês Michel Foucault, o qual foi responsável pelo desenvolvimento de duas frentes metodológicas de trabalho: a arqueologia do saber e a genealogia do poder, conhecidas hoje como arqueogenealogia foucaultiana. Ao longo de mais de 30 anos dedicados a estas pesquisas, Michel Foucault ganhou projeção nacional e internacional pela sua inquietante forma de aliar a militância política com o trabalho acadêmico, demonstrando, com isso, (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  50.  44
    Da metamatemática para a ciência cognitiva.Henrique de Morais Ribeiro - 1999 - Trans/Form/Ação 21 (1):181-193.
    para o domínio da Ciência Cognitiva funcionalista neurocomputacional. A descrição de tal transição é feita por meio de uma breve análise das idéias de Post, Church, Gödel e Turing sobre a possibilidade de formalização do pensamento criador na matemática, enfatizando as contribuições deste último.
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 991